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Como envolver os colaboradores em Segurança do Trabalho

A maioria das pessoas não conhece direito os profissionais de segurança do trabalho, mas todos dependem deles para garantir a melhor estrutura laboral. Itens como saídas de emergência, materiais anti-inflamáveis, sinalizações, entre outros, são responsabilidade desse funcionário, garantindo que ninguém sofra qualquer ferimento ou intoxicação decorrente de sua ocupação.

Toda empresa tem o desafio de fazer os demais funcionários compreenderem o quão importante é seguir essas normas. Sem o envolvimento de todos, não é possível garantir a segurança. Por isso, separamos aqui alguns meios simples para conscientizar os funcionários e aumentar as chances de que sigam as normas de segurança. Acompanhe:

Promova treinamentos regulares sobre o tema

O primeiro passo para melhorar a segurança do trabalho é treinar todas as equipes. A maioria dos acidentes é causada por pessoas que não estavam cientes dos riscos que corriam ou que foram mal orientadas em sua função. Isso é extremamente ruim para a empresa e ainda pior para a pessoa lesada.

Para evitar esse tipo de problema, todo funcionário deve ser treinado. Promover seminários e manter um membro da equipe como fiscal de segurança, em um papel de líder, podem ser boas atitudes. É importante sempre garantir que nenhum dos procedimentos de prevenção ou de emergência será esquecido.

Realize testes para reforçar as lições de segurança do trabalho

Além dos treinamentos, é importante reforçar cada procedimento com uma simulação ou treinamento. Estes podem ser dias à parte, nos quais o trabalho é menor e o horário pode ser encerrado mais cedo. Também pode ser um bom meio de controle a aprovação em um determinado teste de segurança antes de iniciar o trabalho.

Mesmo que esse processo consuma algum tempo, é importante executá-lo regularmente. Dependendo do local e da área de atuação, pode ser necessário repassar a segurança diariamente e determinar indicadores de segurança do trabalho para manter o desempenho. Esse seria o caso de um laboratório que utilize material tóxico ou radioativo, por exemplo. A menor falha poderia gerar um problema de saúde pública.

Deixe avisos em todos os locais de risco

Uma das práticas mais frequentes em segurança do trabalho é a sinalização de áreas de risco. Além de ser uma boa forma de reforçar todas as normas de segurança, também serve para alertar visitantes e novatos com relação a essas potenciais ameaças. Basta que haja também um aviso escrito indicando o tipo de perigo envolvido.

Normalmente essas placas são divididas em categorias que devem ser determinadas em uma análise de risco, como de intoxicação ou de queda. Mesmo que não haja tempo suficiente para colocar um sistema de sinalização completo, é possível utilizar um código de cores ou letras e treinar todos os funcionários para reconhecê-lo.

Ensine a todos as normas da legislação

Esses procedimentos não são realizados apenas pela empresa. É uma exigência da lei que certas normas de segurança do trabalho sejam cumpridas. Uma forma de reforçar tais procedimentos é justamente ensinando essas leis à equipe, de modo que todos entendam as exigências de segurança e os motivos pelos quais devem segui-las. Esse conteúdo pode ser incluído em todo treinamento para ajudar na fixação.

Agora que você já sabe algumas formas de engajar sua equipe nos procedimentos de segurança do trabalho, será muito mais fácil evitar acidentes. Se você tem mais alguma dúvida ou conhece outros métodos de treinamento sobre segurança, deixe seu comentário abaixo!

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