Você sabe o que é PCMSO? Descubra!

Quem nunca sentiu aquela dorzinha por ter realizado um determinado movimento, no trabalho, por muito tempo? Isso é muito mais comum do que deveria e pode prejudicar a saúde de um colaborador — além de impactar diretamente em seus resultados e motivação.

No entanto, essa é apenas uma das opções de dores ou doenças desencadeadas no trabalho. Para resolver isso, foi criado o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. Pensando em ajudar, fizemos esse post para esclarecer o que é PCMSO, quais seus objetivos e a sua importância para as empresas. Confira!

O que é PCMSO?

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional foi criado pela norma regulamentadora nº 7 do Ministério de Trabalho e Emprego e faz parte de uma série de atitudes que as organizações devem tomar com relação à saúde de seus funcionários.

O programa tem obrigatoriedade de implantação, segundo a norma, por todas as empresas que realizarem a contratação de empregados regidos pela CLT — Consolidação das Leis do Trabalho. Isso inclui todas as organizações públicas ou privadas, órgãos públicos e instituições do Legislativo e do Judiciário.

Qual o seu objetivo?

O principal objetivo do PCMSO é garantir a saúde do trabalhador durante as suas atividades na empresa e essa finalidade pode ser subdividida em:

  • prevenir futuros danos a saúde do colaborador;
  • monitorar riscos;
  • controlar ameaças;
  • detectar qualquer tipo de perigo à integridade dos funcionários.

O PCMSO pode realizar diversas exigências para garantir a saúde dos trabalhadores, como exigir uma análise de ambiente para verificar a existência de riscos que possam afetar o bem-estar dos colaboradores.

Quem pode elaborar?

Se acaso a empresa contar com um SESMT — Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho —, deverá ser indicado, pelo empregador, um dos médicos que façam parte do órgão para ser o coordenador do PCMSO.

Caso contrário, é possível a escolha de um profissional de medicina do trabalho — contratado ou não da empresa — para coordenar o programa. Em localidades onde não exista um médico especialista, pode-se realizar a contratação de um profissional de outra especialidade.

Qual a sua importância para as empresas?

Os colaboradores são a força motriz de uma empresa e é por meio de seu trabalho que o negócio pode manter suas operações em pleno funcionamento. Com isso, fica claro qual a importância de contar com funcionários saudáveis a todo o tempo.

O PCMSO garante que a empresa poderá fornecer um ambiente propício para o desenvolvimento das atividades da empresa com a minimização dos riscos e ameaças contra a saúde dos trabalhadores.

Os perigos podem estar em toda a parte: produtos tóxicos, atividades de risco, máquinas complexas. Por isso, as organizações devem tomar todos os cuidados necessários para manter um ambiente seguro, para que seus colaboradores possam obter o máximo de resultados em suas rotinas, sem correr riscos desnecessários.

Esperamos que, ao final deste pequeno post, você possa ter compreendido melhor o que é PCMSO, seu principal objetivo e responsabilidades e sua importância para as empresas.

Gostou deste conteúdo? Então assine agora a nossa newsletter e receba nossas atualizações diretamente em seu e-mail! Até a próxima!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *