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Tudo o que você precisa saber sobre segurança do trabalho

A segurança do trabalho (ou segurança ocupacional) visa minimizar acidentes de trabalho, prevenir doenças ocupacionais e proteger a integridade do trabalhador. A equipe responsável precisa ter um conhecimento multidisciplinar, pois a segurança do trabalho abrange a medicina do trabalho, prevenção e controle de riscos, legislação, responsabilidades civil e criminal, proteção ao meio ambiente e ergonomia.

É importante que você saiba como gerir esse aspecto do seu negócio, porque a aplicação dessas medidas é obrigatória para qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

Pensando nisso, preparamos cinco perguntas (e respostas!) para você ficar por dentro de tudo e criar um ambiente seguro para seus colaboradores, além de otimizar o funcionamento da sua empresa. Confira!

1. Por que eu devo investir em segurança do trabalho?

Você tem bons motivos para investir em segurança do trabalho. Ficar dentro da legislação é o primeiro deles. Entretanto, é preciso, também, ter a consciência de que o maior bem que a sua empresa possui – o quadro de empregados – estará mais protegido contra riscos, acidentes e doenças do trabalho.

Investir em segurança do trabalho significa menos empregados de licença médica e proteção contra ações trabalhistas e indenizações. Você também amplia a gestão da qualidade, a produtividade, os índices de lucratividade e, ainda, melhora sua imagem no mercado.

2. Segurança do trabalho é mera burocracia?

A segurança do trabalho é amparada por muitas normas regulamentadoras e leis complementares. A garantia da saúde do empregado abrange inúmeros aspectos e os documentos são instrumentos indispensáveis e necessários para assegurar que as normas e leis sejam cumpridas.

PPRA (Plano de Prevenção de Riscos Ambientais), LTCAT (Laudo Técnico das Condições de Ambiente de Trabalho), PCMSO (Programa de Controle Médico Ocupacional) são alguns exemplos.

Você deve utilizar as informações para aperfeiçoar as práticas da sua empresa e tornar o seu negócio mais eficiente. Empresas que vivenciam a segurança do trabalho otimizam processos e diminuem custos. O resultado é o aumento da lucratividade.

3. Minha empresa nunca teve acidentes. Devo investir em segurança do trabalho?

Toda empresa, independentemente do porte ou segmento, deve pôr em prática as normas de segurança do trabalho. Elas não se restringem às indústrias. Áreas de produção são, deveras, mais predispostas aos acidentes, mas não são as únicas.

Qualquer empresa pode ter, por exemplo, um problema com incêndio. Nessa situação, extintores devem estar disponíveis e com a carga renovada conforme normas do fabricante. Empregados precisam estar aptos a utilizar os extintores. A segurança do trabalho deve prever e garantir a manutenção periódica dos extintores e capacitar os empregados para o seu uso correto.

4. Como minimizar custos com segurança do trabalho?

Investir em segurança do trabalho e minimizar custos parecem ideias contraditórias, mas você não deve adquirir menos equipamentos de proteção individual, deixar de contratar profissionais para a área ou ser econômico nas medidas de segurança.

Economias “vazias” e sem fundamentos práticos colaboram para o surgimento de acidentes e doenças do trabalho. Acidentes e doenças do trabalho trazem prejuízos e custos com materiais, perda de produção, diminuição da produtividade, encargos com advogados e abalo na imagem da empresa. Portanto, a maneira mais fácil de minimizar custos com segurança do trabalho é investir em ações preventivas.

5. Por onde devo começar?

Tudo o que você precisa saber sobre segurança do trabalho pode ser obtido com estudo aprofundado. Colocar a mão na massa e fazer o controle e análise dos riscos da sua empresa é um bom começo!

Liste os itens que possam prejudicar a saúde dos empregados, observe os processos de trabalho – máquinas, equipamentos, instalações e materiais –, avalie como os empregados desempenham suas funções (postura, ritmo, turnos e jornadas de trabalho) e promova a participação para que eles mesmos contribuam com suas observações.

O controle e análise dos riscos não é um instrumento burocrático, onde as informações são colocadas no papel e permanecem estáticas. Atualizações devem ser realizadas conforme a empresa adota novas práticas, investe em equipamentos e altera postos de trabalho. É necessário acompanhamento constante e ações efetivas em torno da prevenção ou eliminação de riscos.

Você já adota esses procedimentos em sua empresa? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião sobre o tema!

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