Programa 5s: o que é e qual o seu papel na qualidade da empresa?

Você quer aumentar a qualidade dos seus produtos e serviços utilizando um método simples e que demanda pouca supervisão? Então você precisa conhecer o programa 5S. Neste artigo você vai entender tudo sobre essa metodologia. Leia agora!

O programa 5S é uma ferramenta utilizada pelas empresas com o objetivo de atingir os níveis desejados de qualidade dos seus produtos e serviços. Ela é baseada na proposta de gerar aprendizado contínuo para seus colaboradores e ambiente favorável ao desenvolvimento, abrangendo todas as esferas da sua organização. Entenda, agora, como surgiu esse programa.

Como surgiu o programa 5S?

Em meados do século XX, logo após a Segunda Guerra Mundial, o Japão passava por um momento de crise da sua economia. Para ajudar a atravessá-la, foi desenvolvida uma metodologia que visa superar os padrões de qualidade dos produtos externos e utilizar os recursos de maneira consciente. Foi aí que surgiu o programa 5S!

Como funciona a metodologia?

O programa 5S possui tem cinco diretrizes, resumidas pelas cinco palavras japonesas começadas com a letra S, de onde vem o nome da metodologia. Conheça agora cada uma delas!

Seiri (senso de utilização)

Essa diretriz (ou senso) indica a necessidade de manter no ambiente de trabalho apenas aqueles instrumentos que são realmente necessários. Ou seja, para aplicar esse senso você deve identificar tudo o que não é essencial para o trabalho e dar um destino correto para os excessos.

Porém, esse senso vai além do ambiente físico da organização. Ele também propõe que você identifique todas as tarefas e processos desnecessários, que não geram resultados satisfatórios, e as elimine. Dessa forma, você evita o desperdício de materiais e do tempo da sua equipe.

Seiton (senso de ordenação)

Esse senso propõe que você organize o seu ambiente de maneira funcional, favorecendo o fluxo de pessoas e o acesso aos materiais necessários. Ou seja, você deve dispor os seus móveis e equipamentos, assim como materiais menores, de maneira que isso facilite ao máximo o trabalho dos seus colaboradores.

Porém, para que essa diretriz funcione, é necessário que todos os seus colaboradores criem hábitos, como o de desligar a luz elétrica sempre que sair do ambiente ou de colocar os materiais utilizados exatamente onde encontrou. Dessa forma, você consegue manter a ordem no ambiente de trabalho, otimizando as tarefas da sua equipe.

Seiso (senso de limpeza)

Essa diretriz está relacionada à limpeza do ambiente de trabalho. Para ser colocada em prática é necessário que os seus colaboradores não apenas se engajem na tarefa de limpar a sujeira que geraram, mas que evitem produzir lixo. Assim, essa diretriz ajuda também a evitar desperdícios.

Seiketsu (senso de saúde)

Esse senso está relacionado com garantir um ambiente de trabalho saudável para os seus colaboradores. Além disso, é importante incentivar a sua equipe para que eles criem hábitos pessoais que também promovam a saúde. Dessa forma, você consegue melhorar a qualidade de vida das pessoas dentro e fora da empresa.

Sitsuke (senso de autodisciplina)

Não existe um senso mais importante do que os outros, sendo que todos são interdependentes. Porém, sem esse senso, dificilmente você conseguirá colocar qualquer outro em prática na sua empresa.

Isso porque a autodisciplina é responsável por promover a educação e o compromisso de todos os seus colaboradores com a mudança de hábitos. Ela está relacionada ao fato de que todos devem se responsabilizar pelas suas próprias ações e manter o programa 5S em funcionamento, sem a necessidade de supervisão constante.

Agora que você conhece o programa 5S é o momento de colocá-lo em prática dentro da sua empresa. Essa prática ajuda não apenas a manter o ambiente de trabalho limpo e organizado, mas também a mudar a cultura da sua empresa, garantindo a qualidade dos seus produtos e serviços.

Se quiser saber mais sobre o tema, leia nosso próximo artigo. Nele, mostramos quais são as métricas e KPIs (Key Performance Indicator, que pode ser traduzido como indicador-chave de desempenho) para melhorar ainda mais os seus resultados.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *