16 passos para ter sucesso no seu plano de negócios
11 de fevereiro de 2017
Planejamento Estratégico: 5 dicas para a sua empresa!
14 de março de 2017

Plano de negócios: entenda por que você precisa dessa ferramenta!

Você tem ótimas ideias e muita energia, mas ainda não sabe exatamente como colocá-las em prática? Talvez você já seja um empreendedor e queira ver seu projeto finalmente decolar de vez. Então, mãos à obra!

Neste post você vai saber o que é um plano de negócios e porque ele é imprescindível para obter êxito!

Não seja mais um nas estatísticas

Praticamente cinco em cada dez novas empresas brasileiras não sobrevivem ao terceiro ano de operações, de acordo com dados do IBGE. De fato, é um número assustador, e nos ajuda a concluir que ser criativo ou vislumbrar uma boa oportunidade não basta para ter sucesso.

A fim de saber se a sua ideia é realmente viável ― não apenas hoje ou nos próximos três meses, mas sim ao longo dos anos ― é fundamental estruturar e planejar cada etapa de implantação da empresa. A esse planejamento formal dá-se o nome de plano de negócios. Ele é indicado para iniciativas de qualquer porte ou segmento de atuação.

Não se trata de um documento estático, imutável, e sim de um mapa dinâmico e adaptável às circunstâncias, capaz de preparar melhor o empreendedor para lidar com imprevistos e todo tipo de desafio imposto pelo mercado, à medida que a empresa avança, cresce e se solidifica. A seguir, saiba quais são as principais razões para elaborar hoje mesmo seu plano de negócios.

Estude a viabilidade do negócio

O plano de negócios dará um panorama real de todos os gastos envolvidos na implantação da empresa, em termos de recursos financeiros, humanos e estruturais. Nada pior do que descobrir, dois meses depois de abrir a empresa, que a operação custará 40% a mais do que você imaginou.

Conheça seu público-alvo e o mercado em que pretende atuar

Um plano de negócios bem feito ajuda o empreendedor a entender quem são seus potenciais clientes e quais são seus reais problemas. Além disso, o planejamento desfaz mitos e fornece dados precisos sobre a concorrência e o contexto econômico e social no qual a empresa estará inserida.

Defina objetivos

Planejar é uma forma de alinhar expectativas e fazer com que os colaboradores estejam conscientes das metas do negócio. É importante que os objetivos de curto e longo prazo estejam claros para todos e que cada um saiba exatamente sua função dentro da operação.

Esteja apto a captar Investidores

Entusiasmo e uma boa história não serão suficientes para conseguir pessoas dispostas a bancar seu sonho. Os investidores querem saber exatamente como os recursos serão empregados, qual será a taxa de retorno, em quanto tempo será obtido e, principalmente, se o negócio é sustentável.

Pense grande

Planejar suas ideias e estabelecer prazos para a execução de cada fase do projeto ajudará você a se tornar um verdadeiro estrategista, capaz de antecipar problemas e compreender melhor as demandas que a empresa exigirá, com o passar do tempo.

Um bom plano de negócios precisa conter projeções realistas, com diferentes cenários e alternativas de ação para lidar com as tendências do mercado. À medida que a empresa cresce, o planejamento apontará os caminhos mais seguros e promissores, a fim de que você possa prosperar.

Gostou do texto? Siga a ISOTEC nas redes sociais e receba outros artigos sobre gestão empresarial ― estamos no Facebook e LinkedIn!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite uma proposta