Confira os 7 princípios de gestão de qualidade conforme a ISO 9001

Prezar pela qualidade dos processos é importantíssimo para alcançar sucesso na produção, venda do produto e consolidação da imagem da empresa.

Uma forma de orientar os procedimentos em busca desse objetivo é seguir a conformidade da ISO 9001.

Aprenda os sete princípios de gestão de qualidade ISO 9001 e melhore a sua eficiência nas rotinas do seu negócio.

1. Foco no cliente

O cliente precisa se sentir satisfeito no final do processo. Ao receber o seu produto ou serviço, ele deve sentir que, minimamente, as suas expectativas são atendidas. O ideal é exceder os anseios do cliente, indo além da resolução do problema que ele espera.

Essa visão deve estar bem clara para a liderança e, a partir dela, ser estendida para todos os envolvidos.

2. Liderança

A liderança é ponto-chave para cumprir as exigências e expectativas do cliente. Ela conduzirá a sua equipe a processos mais eficientes, bem como transmitirá os pilares da qualidade para os funcionários.

Nesse caso, trata-se daqueles que são aptos de fato a conduzirem as equipes em prol da excelência, seguindo os protocolos do sistema de gestão da qualidade.

3. Competência e comprometimento das pessoas

Todos aqueles que estão envolvidos na cadeia produtiva precisam ser aptos a exercer as suas funções de modo eficiente, bem como também vestir a camisa. Equipes não comprometidas podem prejudicar a qualidade da produção.

Isso também implica a capacidade de liderança daqueles que estão em posições de destaque — um líder ruim não conseguirá obter o resultado desejado por não estimular e cativar os colaboradores.

4. Abordagem de processo

É preciso compreender como deve ser o processo como um todo, a fim de manter a qualidade impecável em todas as partes da produção e execução, bem como ter um padrão único para todos os produtos e/ou serviços elaborados.

É preciso planejar o processo, torná-lo mais produtivo, de forma a evitar perda de tempo e de recursos, bem como otimizar a energia despendida pela equipe na execução do projeto.

Além disso, mantém-se o controle sobre o que é realizado, de forma a encontrar erros mais facilmente que precisem ser modificados.

5. Melhoria

Quando um erro é encontrado, é importante buscar a melhoria para parar de prejudicar o processo.

Porém, nem sempre é uma questão de erro, mas da necessidade de otimização da cadeia produtiva. Por exemplo, se é possível automatizar um elemento do seu negócio de forma a diminuir o tempo de processamento de informação, isso é uma melhoria poderosa e que não está necessariamente ligada a equívocos e falhas.

Para isso é importante estar atento sempre, mensurando e monitorando o que está sendo realizado.

6. Decisão baseada em informações

O achismo não leva a nada. É importante que todas as decisões tomadas sejam baseadas em informações reais, conduzindo a atitudes mais inteligentes.

Por exemplo: a qual melhoria real a automatização de um processo pode levar? O que será economizado? O custo-benefício vale a pena?

Às vezes, você pode acreditar que não há erros na sua cadeia produtiva também, caso não monitore adequadamente. Isso pode levar a um colapso dos processos porque, quando as falhas forem evidentes, já haverá um grande prejuízo em andamento.

7. Gestão do relacionamento

Lembra-se de que o foco é no cliente? Pois é, isso significa que não se encerra a sua relação com ele no momento em que o produto ou o serviço é entregue. É necessário estabelecer uma boa relação com ele no pós-venda.

Esse item também está relacionado com a gestão de relacionamentos entre os setores da empresa, entre líderes e colaboradores, e entre empresa e fornecedores.

Esses princípios de gestão de qualidade ISO 9001 ajudarão a orientar os processos da sua empresa, bem como estabelecer parâmetros importantes para o seu sistema de gestão da qualidade.

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