Conheça as 5 principais ferramentas de Gestão de Riscos
4 de agosto de 2016
6 ferramentas de gestão da qualidade para começar na sua empresa hoje!
9 de agosto de 2016

Como adequar minha empresa às mudanças na norma ISO 9001:2015

Em setembro de 2015, foi publicada a nova versão da ISO 9001, que desde 2008 não sofria mudanças tão significativas. Com isso, a maior parte das empresas precisarão tomar medidas para se adequarem às novas adequações e manter a sua certificação. Entre as mudanças, estão a alteração ou exclusão de alguns requisitos e novas abordagens e conceitos empregados pela certificadora.

Em meio a tantas mudanças, é comum surgirem também muitas dúvidas por parte dos gestores. Qual é o prazo que minha empresa terá para se adequar? As mudanças trarão custos adicionais para o meu negócio? E se eu já estou em processo de certificação, como faço? Neste artigo vamos responder essas questões e mostrar exatamente como se adequar às mudanças na ISO 9001. Confira!

Prazo

As organizações terão um prazo de 3 anos para se adequarem aos requisitos da ISO 9001:2015. Ou seja, até setembro de 2018 toda empresa que solicitar o certificado já deverá estar dentro dos requisitos do novo texto. No entanto, empresas que optarem por manter a certificação dentro das normas da ISO 9001:2008 não terão o selo por 3 anos. Isso acontece porque as certificações emitidas dentro dos parâmetros de 2008 só terão validade também até setembro de 2018. Vale ressaltar que, a partir da publicação da nova ISO em setembro, toda empresa já poderá solicitar uma auditoria para receber a ISO 9001:2015.

Em processo de certificação

Como indicamos no item anterior, empresas em processo de certificação dentro das diretrizes da versão 2008 podem continuar o processo normalmente. Afinal, o certificado obtido terá validade por até 3 anos ou até setembro de 2018. No entanto, é recomendável que essas empresas também comecem a fazer o processo de transição, diagnosticando pontos que deverão ser mudados para a nova versão e promovendo treinamentos para seus gestores e funcionários conhecerem o novo texto.

Custos

As empresas certificadas terão o mesmo custo com a ISO 9001 que têm atualmente: as mudanças, por si só, não geram nenhum tipo de gasto extra. No entanto, convém que o seu negócio possa contar com uma consultoria especializada para passar pelo período de transição, assim como investir em treinamentos in company para que todos sejam capazes de atuar dentro das novas regras. Além disso, pode ser necessária a implementação de um novo sistema de gestão com uma nova estrutura.

Ações que já podem ser tomadas

Assim que o novo texto for publicado, as empresas devem fazer um diagnóstico em seus próprios procedimentos para identificar quais pontos demandarão mais atenção e adequação. A partir disso, já é possível elaborar um plano de ação e implementá-lo. Também pode ser uma boa alternativa pensar em uma auditoria de transição e investir na qualificação dos colaboradores imprescindíveis ao processo.

Cerca de 70% do texto da ISO 9001 terá modificações, mas isso não deve ser motivo para ansiedade: as mudanças refletem o tempo de 15 anos entre as duas versões e trazem grandes benefícios para as próprias empresas. Por isso, estar preparado para a ISO 9001:2015 trará muitas vantagens além a certificação em si, como a melhoria nos processos de gestão e atenção a pontos vitais, como a relação com os stakeholders da sua empresa.

Ainda tem alguma dúvida sobre a ISO 9001:2015? Comente aqui embaixo e compartilhe conosco!

2 Comentários

  1. Eduardo Fujii disse:

    Está citado no texto acima: Cerca de 70% do texto da ISO 9001 terá modificações, é isso mesmo ? é necessário alterar tantos itens no texto ?, aparentemente essa migração não envolveria tanta alteração em texto, mas apenas mudanças nos números dos requisitos que passariam, por exemplo 4.2 para 7.5

    • luiz disse:

      Olá Eduardo! tudo bem? Houve uma reestruturação muito pesada, onde acabou impactando em quase todos os requisitos. Aluns deles com mudanças radicais e outros mais superficiais, além da estruturação de requisitos que foi completamente alterada, então pode considerar que este percentual é real. Caso tenha mais alguma dúvida, fique a vontade nos acionar. Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite uma proposta