Certificação ISO: quais os benefícios de ser uma empresa certificada

Se a sua empresa busca melhorar processos, reduzir custos e aumentar a eficiência, talvez seja a hora de adquirir uma certificação ISO. No entanto, você sabe o que essas certificações realmente representam?

A verdade é que existem diversos tipos de certificação, cada uma com um objetivo. De qualquer forma, todas elas buscam propor mudanças e soluções para promover a modernização da empresa e sua adequação aos mais altos padrões.

Ficou interessado pelo assunto e quer saber mais? Continue a leitura e conheça todos os benefícios de se obter uma certificação ISO para a sua empresa. Acompanhe!

O que é uma certificação ISO?

A sigla ISO representa a Organização Internacional de Padronização (International Organization for Standardization), além de fazer menção direta à palavra grega “isos”, que significa ‘igual’. Trata-se, então, de um sistema reconhecido em todo o mundo para padronizar processos, buscando-se uma otimização, uma melhoria, de acordo com normas internacionais.

Para que uma empresa seja reconhecida por adotar esse sistema, foi criada a certificação ISO. Toda a produção da empresa é avaliada para saber se ela atende aos requisitos necessários para ser certificada. Existem diversos tipos de certificação, dos quais a ISO 9001 (integrante da família 9000) é a mais conhecida, por ser justamente a que confere a qualidade na produção industrial.

Como conseguir uma certificação?

No Brasil, o órgão responsável pelas certificações ISO é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O processo de obtenção inclui um diagnóstico detalhado para entender qual seria a certificação adequada e as alterações necessárias, de acordo com a ocupação da empresa.

Em seguida, é feito um planejamento de todas as mudanças, inclusive com a sequência e as datas das ações a serem implementadas. Na fase seguinte, os planos são colocados em prática, com a criação de manuais e procedimentos para a adequação às normas. Por fim, é feita uma auditoria, para conferir se as modificações, de fato, atendem aos padrões de um tipo específico de certificação ISO.

Quais as vantagens de ter uma ISO?

Cada tipo de certificação oferece diferentes benefícios para as empresas. Mas, de modo geral, podemos destacar algumas vantagens que são facilmente percebidas por todos da organização.

Organização interna

Obviamente, esta é a vantagem imediata, uma vez que se trata do objetivo principal ao se adquirir uma certificação, principalmente a ISO 9001. Os processos tornam-se mais bem estabelecidos e são desenvolvidos de forma mais eficaz. Os colaboradores entendem melhor quais são suas atividades e funções.

Redução de custos

A otimização de processos contribui evitar desperdícios e uso de materiais desnecessários, além de acelerar a produção. Tudo isso ajuda a reduzir custos para a empresa.

Motivação dos colaboradores

Ao terem mais consciência de suas funções e com processos mais eficientes, os colaboradores ficam mais motivados. O próprio fato de a empresa aderir a um sistema voltado para melhorias demonstra uma tendência interna à modernização, o que ajuda a aumentar a satisfação com a organização.

Credibilidade da empresa

Não são só os colaboradores que percebem essa inclinação à modernização. O mercado também reconhece a busca da empresa por melhorar a qualidade nos seus serviços. Os clientes confiam mais na marca, inclusive porque a medição da satisfação deles é um fator importante na etapa de auditoria da certificação.

Enfim, esses são apenas alguns benefícios alcançados ao se adquirir uma certificação ISO. O processo pode parecer complicado, mas existem consultorias que podem orientar a empresa em todas as etapas.

Gostou de saber sobre a certificação ISO? Quer entender mais sobre o assunto? Então, veja também como ela está ligada à qualidade dos seus produtos.

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