4 benefícios da ISO 9001 para a sua empresa
13 de maio de 2016
Saiba o que mudou na norma ISO 9001:2015
4 de agosto de 2016

Como investir na motivação da equipe aumenta a produtividade?

Aumentar a produtividade é um desafio que diversos gestores procuram vencer no dia a dia das empresas. Muitos chefes investem em novos processos, novos maquinários e em tecnologias modernas para melhorar o desempenho da organização, mas não dão o devido valor ao quesito motivação da equipe para o aperfeiçoamento da performance do negócio. Como os recursos humanos são responsáveis por fazer grande parte da empresa de fato funcionar, a valorização da equipe deve ser um item importante na gestão de pessoas. Confira, a seguir, algumas dicas para alavancar a produtividade por meio da motivação da equipe!

Conheça os perfis dos colaboradores

Na área de recursos humanos, costuma-se dizer que a pessoa que tem motivação, na verdade, possui motivos para agir. E quais seriam essas razões que fazem os indivíduos tomarem atitudes? Para alguns pode ser garantir o sustento da família ou comprar uma casa ou um carro, já para outros pode significar cursar uma faculdade ou não depender de terceiros para ter uma renda.

Para aumentar a produtividade por meio da motivação da equipe, o gestor deve conhecer os perfis dos colaboradores. Afinal, quem já ganha um salário satisfatório pode se sentir desmotivado por não poder manifestar a própria opinião na empresa ou não ter oportunidade de crescimento na carreira. Logo, saber as necessidades dos colaboradores é um dos passos iniciais para promover a motivação de modo eficaz.

Ofereça condições adequadas para aumentar a produtividade

Para que os funcionários possam render mais no trabalho, é necessário que eles tenham boas instalações para executar as tarefas. Por exemplo, organizações que seguem padrões internacionais dequalidade buscam a excelência em toda a cadeia produtiva. Afinal, seria difícil alguém se sentir motivado sob forte calor o dia todo, concorda? O colaborador até pode se automotivar em condições assim, mas com um ambiente agradável o rendimento tende a ser maior. Por isso, o gestor deve evitar que haja improvisos nas execuções das tarefas.

Além de questões de suporte ao trabalho, como uniforme, equipamentos de segurança, ferramentas adequadas, condições meteorológicas e outras, a gestão deve proporcionar um clima organizacional de harmonia na empresa. Nesse sentido, uma comunicação eficaz e a valorização da cultura de respeito mútuo serão importantes para evitar que haja intrigas na organização que podem prejudicar a produtividade. Confraternizações e outras atividades de lazer também contribuem para a melhora do clima organizacional e para a integração dos colaboradores.

Motive a equipe pelo reconhecimento

Muitos colaboradores já se sentiriam motivados por apenas um elogio de um superior. Portanto, reconhecer a importância do trabalho dos funcionários para o sucesso da empresa é um fator relevante para a motivação da equipe. Além disso, eventuais bonificações por meritocracia podem estimular os colaboradores a se empenharem mais. Não podemos nos esquecer, ainda, de que abrir espaço para que a equipe dê sugestões de melhoria pode ser mais um fator de motivação, afinal, muitos profissionais se sentem desprestigiados por não serem ouvidos pelos gestores.

De modo geral, uma equipe motivada produz mais e com maior qualidade. Além disso, a motivação aumenta o engajamento dos colaboradores no cumprimento das metas da empresa, bem como torna os funcionários defensores da marca perante o mercado e a sociedade.

Como você utiliza a motivação da equipe para aumentar a produtividade na empresa onde atua? Conte sua experiência nos comentários aqui do blog. Participe!

2 Comentários

  1. […] os problemas administrativos de sua empresa. Isso acontece muitas vezes por falta de preparo, baixa produtividade do gestor, funcionários mal treinados — e incapazes de desenvolver seu trabalho sem depender da […]

  2. […] Essa metodologia que visa motivar as pessoas tem ganhado bastante espaço no país devido ao momento econômico. O coaching é composto por técnicas de psicologia e ergonomia associadas com a gestão de pessoas, possibilitando que os funcionários de uma empresa fiquem mais animados e motivados com o trabalho e consigam aperfeiçoar seus resultados. Podemos dizer que o coaching é uma das melhores formas de investir na motivação da equipe e aumentar a produtividade. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicite uma proposta