Assessoria empresarial: entenda a importância dela para a sua empresa

As mudanças estão ocorrendo de maneira acelerada, não concorda? De uma hora para a outra, tudo o que conhecemos sobre o nosso mercado parece mudar. Se isso não bastasse, a concorrência apenas aumenta, e isso significa mais inovação para acompanhar e se manter competitivo no mercado.

Sim, você precisa manter toda a atenção nas necessidades internas do seu negócio, mas também não pode deixar de adaptá-lo às necessidades reais desse mercado em constante mutação. É justamente por esse motivo que a assessoria empresarial se torna cada vez mais comum, já que é uma oportunidade para manter o foco e o potencial do negócio.

No post de hoje, resolvemos mostrar os motivos que levam a assessoria empresarial a ser uma ação tão estratégica em um negócio. Confira!

Afinal, o que é assessoria empresarial?

A assessoria empresarial é um tipo de serviço que tem por objetivo diagnosticar a situação da empresa para apresentar e desenvolver soluções nos mais diversos campos. Isso pode ajudá-lo a aprimorar desde a gestão de qualidade do negócio, até ações mais práticas, que envolvam a rotina operacional do negócio.

É um serviço fundamental em diversos momento de uma empresa: desde a sua fundação até o reposicionamento no mercado. Afinal, o assessor pode ajudá-lo com o know-how de mercado específico, ajudando a desenvolver processos mais eficientes e efetivos na sua empresa. O resultado é a profissionalização do negócio.

O que ela faz?

A assessoria empresarial é um acompanhamento constante, que procura ajudá-lo em determinadas fases e momentos do seu negócio. Vamos conferir cada um deles?

Diagnóstico empresarial

Uma das principais funções de uma assessoria é realizar o chamado diagnóstico empresarial. Em primeiro lugar, o assessor faz uma análise da empresa para entender suas qualidades e fraquezas, combinando com uma visão do ambiente externo, ou seja, o entendimento do cliente, do mercado e da concorrência.

Desenvolvimento de planos de ação

Depois que o ambiente da empresa é avaliado, a assessoria empresarial desenvolverá planos de ação. Como vimos anteriormente, isso pode ocorrer em diversas áreas, desde a gestão de qualidade até o operacional. São esses planos de ação que começam a fazer com que a sua empresa trilhe o caminho mais apropriado para o seu crescimento.

Treinamentos internos

A assessoria também pode ajudar no treinamento dos colaboradores para que se adaptem às novas práticas, se esse for o caso, ou à realidade da empresa. Podem ser treinamentos comportamentais, ou ligados à própria gestão de qualidade, por exemplo.

Quais os benefícios?

São muitas as vantagens de se contar com uma assessoria empresarial. Elencamos abaixo algumas das principais. Vamos conferir?

Visão 360º da empresa

Quando conta com a assessoria empresarial, o gestor passa a ter uma visão 360º da empresa. O que isso significa? Simples. Ele compreende não só todos os seus fatores internos, mas também o cenário externo ao negócio. Assim, pode tomar decisões mais precisas, com foco em informação.

Know-how externo

O assessor pode trazer um know-how externo, afinal, ele trabalha, conhece e estuda uma série de outras organizações e mercados. Com isso, você passa a contar com uma base de conhecimento mais fundamentada na hora de desenvolver planejamentos e planos de ação no seu negócio.

Foco na atividade-fim

Com a ajuda do assessor nas tarefas que não correspondem exatamente à área de atuação da empresa (como o tributário ou a qualidade, por exemplo), o gestor do negócio pode focar na sua atividade-fim. Com isso, a empresa conta com um grande salto de produtividade e objetividade.

Desenvolvimento profissionalizado

Para finalizar, a assessoria empresarial é responsável por promover um desenvolvimento profissional no seu negócio. Em outras palavras, o gestor não terá que acertar mais pela prática da “tentativa e erro”, pois terá um profissional que saberá apontar o caminho certo a seguir. Assim, economiza recursos e garante muito mais resultados.

Gostou do nosso post de hoje? Então entre em nosso site e confira os nossos serviços de assessoria empresarial!

Programa 5s: o que é e qual o seu papel na qualidade da empresa?

Você quer aumentar a qualidade dos seus produtos e serviços utilizando um método simples e que demanda pouca supervisão? Então você precisa conhecer o programa 5S. Neste artigo você vai entender tudo sobre essa metodologia. Leia agora!

O programa 5S é uma ferramenta utilizada pelas empresas com o objetivo de atingir os níveis desejados de qualidade dos seus produtos e serviços. Ela é baseada na proposta de gerar aprendizado contínuo para seus colaboradores e ambiente favorável ao desenvolvimento, abrangendo todas as esferas da sua organização. Entenda, agora, como surgiu esse programa.

Leia mais

Você sabe o que é PCMSO? Descubra!

Quem nunca sentiu aquela dorzinha por ter realizado um determinado movimento, no trabalho, por muito tempo? Isso é muito mais comum do que deveria e pode prejudicar a saúde de um colaborador — além de impactar diretamente em seus resultados e motivação.

No entanto, essa é apenas uma das opções de dores ou doenças desencadeadas no trabalho. Para resolver isso, foi criado o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. Pensando em ajudar, fizemos esse post para esclarecer o que é PCMSO, quais seus objetivos e a sua importância para as empresas. Confira!

Leia mais

Gestão de empresas: saiba como fazer e porque é importante

Realizar a gestão de empresas não é uma tarefa fácil e todas as pessoas que estão envolvidas com a administração e o gerenciamento de um negócio têm plena consciência dos desafios dessa atividade.

Neste post, nós mostraremos para você por que a gestão empresarial é essencial para o crescimento e o desenvolvimento de sua empresa e como realizar um gerenciamento eficaz de seu negócio.

Continue conosco e confira!

Leia mais

Como fazer um inventário de forma eficiente na empresa? Confira!

Organizar e gerir o andamento de uma empresa, independentemente do seu porte, não é uma tarefa fácil, principalmente em tempos de crise. Felizmente, existem alguns macetes básicos de organização que podem auxiliar — e muito — a gerar bons resultados e a aumentar a produtividade do negócio.

Neste post, mostraremos como fazer um inventário para auxiliar você a colher os frutos positivos desse trabalho na sua empresa. Confira abaixo algumas dicas de sucesso:

Leia mais

Certificação ISO: quais os benefícios de ser uma empresa certificada

Se a sua empresa busca melhorar processos, reduzir custos e aumentar a eficiência, talvez seja a hora de adquirir uma certificação ISO. No entanto, você sabe o que essas certificações realmente representam?

A verdade é que existem diversos tipos de certificação, cada uma com um objetivo. De qualquer forma, todas elas buscam propor mudanças e soluções para promover a modernização da empresa e sua adequação aos mais altos padrões.

Ficou interessado pelo assunto e quer saber mais? Continue a leitura e conheça todos os benefícios de se obter uma certificação ISO para a sua empresa. Acompanhe!

Leia mais

Metodologia Kaizen: como promover melhoria contínua na sua empresa?

Quando pensamos em crescimento e inovação, muitas vezes nos deixamos levar pela ideia de um divisor de águas claro e radical: um equipamento novo, o alvará de funcionamento de uma nova unidade ou a entrada no mercado internacional, por exemplo. A metodologia Kaizen nos propõe o contrário: olhar cada dia como a chance de fazer algo diferente.

Kaizen, em japonês, significa “melhoria” e é uma filosofia de vida muito difundida no Extremo Oriente. Por meio da disciplina e da atenção com o momento presente, os samurais procuravam se aprimorar continuamente — e eram admirados por isso.

Décadas depois da Era Meiji (quando a arte samurai foi proibida no país), o Japão passava por um difícil período político-econômico, com a derrota na Segunda Guerra Mundial e a ocupação norte-americana subsequente. Nesse momento, a metodologia Kaizen ressurge e é adaptada para o mundo dos negócios, contribuindo para o crescimento que levou a economia japonesa ao patamar que vemos hoje.

Entenda, neste post, os princípios dessa metodologia e como aplicá-los na sua empresa. Leia mais

Você sabe o que é controle estatístico de processos? Descubra!

O controle estatístico de processos (CEP) foi desenvolvido para detectar e corrigir processos instáveis, diminuindo os desperdícios de tempo ou de matéria-prima na linha de produção. O objetivo das análises consiste em atuar de forma preventiva na melhoria dos resultados e dos níveis de qualidade.

Ao longo deste artigo, conceituamos o controle estatístico de processos, apresentamos o funcionamento da coleta de dados e as principais causas de variações nos processos produtivos. Abordamos, também, o ciclo de melhoria e como usá-lo para alavancar seus resultados. Boa leitura!

Leia mais

Gestão ambiental empresarial: como e por que implementar?

Caracterizada por ser um processo administrativo que enfatiza a sustentabilidade e o bem-estar do nosso planeta, a gestão ambiental empresarial pode desempenhar um papel de extrema importância não apenas para a conservação do ecossistema, mas também para o sucesso de um negócio.

Diante de um mercado cada vez mais consciente quanto aos impactos causados à natureza, não há como questionar o fato de que as organizações que não fizerem a sua parte na preservação do meio ambiente poderão ser prejudicadas perante o seu público.

Então, pensando exatamente nisso, elaboramos este artigo. Aqui, apresentamos os principais pontos em relação à gestão ambiental empresarial que você deve conhecer. Aproveite a leitura. Não perca!

Leia mais