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4 estratégias para gestão de custos em pequenas empresas

Todo empresário, não importando o porte da companhia, pretende ter uma situação financeira saudável. Nesse ponto, é preciso realizar uma boa administração de todas as entradas e saídas, além de conseguir lidar com as exigências do mercado pelo melhor custo-benefício.

Quem está iniciando seu empreendimento ou tem uma estrutura menor deve priorizar métodos para a gestão de custos em pequenas empresas. Deverá levar em consideração também a melhor qualidade em seus produtos ou serviços, a fim de conquistar cada vez mais competitividade para atender o mercado.

Para ajudá-lo, trouxemos hoje 4 estratégias para você ter eficiência na gestão de custos em sua empresa. Acompanhe!

1. Faça um bom planejamento

Para iniciar ou alavancar seu empreendimento, antes de mais nada você precisará planejar. E é impossível começar sem saber como vai se posicionar diante do mercado.

Aliás, o próprio mercado pode dar pistas de como você deverá desenhar seu negócio. Para isso, consulte uma empresa qualificada que possa trazer dados importantes sobre seu segmento: há demanda para o que pretende? Como se comportam os consumidores em seu ramo? Sua empresa deverá trabalhar em sistema B2C ou B2B?

Essas e outras perguntas são essenciais para você conseguir fazer um planejamento trimestral, semestral e anual focado em resultados, o que diminuirá a chance de problemas e, consequentemente, minimizará — e muito — os custos ligados aos seus projetos.

2. Controle quanto custa o seu produto ou serviço

Muitos pequenos empresários desconhecem o real custo de seus produtos ou serviços. Então, para conseguir ter mais lucro em seu negócio, faça um controle sobre o que realmente gasta para atender seus clientes ou empresas parceiras.

Aqui, vale implementar sistemas que possam trazer dados ou contar com a ajuda de uma consultoria empresarial para orientar sobre como fazer esse controle de forma efetiva. Sem isso, será impossível entender onde estão gargalos de produção ou desperdícios, por exemplo.

Dessa forma, você terá informações importantes para decidir entre contratações internas ou terceirização de serviços, aquisição de maquinário ou locação, entre inúmeras outras ações que farão parte de uma boa gestão de custos em pequenas empresas.

3. Diminua os custos variáveis

Toda companhia tem uma série de custos fixos, primordiais para manter sua infraestrutura. Além disso, há as saídas variáveis, geralmente pertinentes ao andamento dos projetos.

Uma ótima estratégia de gestão de custos em pequenas empresas é fazer um levantamento de todos os gastos variáveis e do tempo gasto em seus processos, a fim de avaliar quais podem ser diminuídos ou cortados. A partir de uma análise de dados consistente, é possível entender como otimizar os processos no sentido de minimizar esses custos sem perder em qualidade.

Nesse cenário, mantenha um bom relacionamento com seus fornecedores. Eles poderão indicar promoções para conseguir materiais a baixo custo ou, ainda, dar descontos em caso de grandes aquisições. Alinhe tais informações às necessidades de sua empresa e consiga diminuir os gastos em sua gestão.

Outra forma é ter uma equipe bem treinada. Um time bem capacitado consegue produzir sem retrabalho, o que impacta de forma significativa nos custos de produção. Colaboradores engajados também compreendem melhor o seu papel na empresa e buscam, cada vez mais, economizar em insumos e outros itens, o que auxilia o gestor em todo esse processo.

4. Pesquise quais ações darão maior retorno

Não adianta implementar diversas ações sem uma pesquisa prévia. Por exemplo, iniciar campanhas de marketing sem antes conhecer seu público-alvo ou segmentar sua base de clientes significa perder tempo e dinheiro, ou seja, não fazer uma boa gestão de custos em pequenas empresas.

Por isso, antes de iniciar seu negócio — e, depois de iniciado, periodicamente —, invista em pesquisas. Outra forma eficiente é ter em dia um registro do que seus atuais clientes acham sobre os seus produtos ou serviços: eles são o melhor termômetro da qualidade do que você oferece e do que realmente pode dar um maior retorno.

Questionários sobre satisfação, e-mail marketing solicitando informações, contar com consultoria para organizar os dados e outras medidas certamente trarão o que você precisa para planejar os próximos passos.

O que você vem fazendo para melhorar a gestão de custos em pequenas empresas? Conte-nos pelos comentários!

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